As 9 melhores ideias de férias em família em Marrocos, perfeitas para viagens de verão

Marrocos é o destino ideal para umas férias de verão se procura uma experiência de viagem única para toda a família. Se você é o planejador de viagens em família, tem a opção de embarcar em um  Marrocos Family Tour feito sob medida para incluir a exploração de várias cidades e regiões do país junto com atividades para toda a família ou tentar uma opção autoguiada por 4 ×4 por conta própria.

A localização de Marrocos no ponto mais ao norte da África facilita a introdução no continente africano e seu clima diversificado permite aos viajantes opções para experimentar uma série de atividades durante todo o ano.

Nosso Guia de Viagem de Verão apresenta 9 das Melhores Ideias de Férias para Famílias .

Marrocos  tem dezesseis regiões e está dividido em sessenta províncias. Cada destino oferece atividades turísticas inspiradoras para a  família, desde passeios gastronômicos e de mercado a aulas de culinária, design de artesanato, caminhadas, trekking, trekking de camelo, passeios de quadriciclo, esqui na areia e um passeio de balão de ar quente sobre o Alto Atlas. 

As praias arenosas de Marrocos, a costa de jóias azuis, as dunas do deserto, as cadeias de montanhas e as cidades históricas proporcionam às famílias que viajam para Marrocos uma experiência enriquecedora.

As 9 melhores ideias de férias em família em Marrocos, perfeitas para viagens de verão

1. Aventura em Família no Deserto do Saara

O Deserto do Saara oferece às famílias uma aventura ao ar livre inesquecível. As famílias que desejam visitar o deserto do Saara são aconselhadas a iniciar sua jornada em Marrakech e permitir um período mínimo de 4 dias. 

A viagem familiar ideal para o Saara, começando e terminando na cidade de Marrakech, permitirá viajar para o sul via Tizi n’Tichka, passando pela região geológica do Vale Ounila.

A rota para a região desértica do Marrocos é uma das mais impressionantes, com suas vistas panorâmicas do Alto Atlas, aldeias berberes e vales férteis. 

As famílias interessadas em passear a caminho do deserto do Saara não devem perder uma visita a Ait Benhaddou, um Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Explorar o Ksar de Ait Benhaddou, o Kasbah de Telouet de Pacha Glaoui e o Skoura palmeraie faz parte de uma aventura familiar única na vida ao sul do Marrocos. 

Também recomendado para crianças e cinéfilos é o CLA Studio and Cinema Museum, onde são guardados cenários de vários filmes, como Kundun e A Última Tentação de Cristo.

Durante sua aventura em família no deserto do Saara, você também passará pelo vale de Draa, o desfiladeiro de Todra e fará uma parada local para almoçar com uma família berbere. 

Para famílias interessadas em caminhadas intensivas e paisagens magníficas, estender sua viagem para 5 dias e reservar um tempo para visitar o vale de Dades e o desfiladeiro é altamente recomendado.

Pouco antes de chegar ao Saara, há também a oportunidade de visitar a cidade de Rissani e aprender como é feita a pizza berbere local, chamada Madfouna. Um pitstop final para o chá na vila berbere de Khemlia, onde você pode experimentar a música trance Gnaoua no coração de Merzouga, é uma atividade obrigatória perfeita para toda a família.

Uma viagem direta ao deserto do Saara de Marrakech excede 9 horas, portanto, recomendamos uma viagem em família que não seja inferior a 4 dias / 3 noites. 

Uma aventura em família no deserto do Saara pode ser dividida para permitir pernoites em Ouarzazate, Skoura palmeraie e a tão esperada experiência no deserto de 1001 noites árabes em um acampamento de luxo.

2. Descoberta da Aldeia Berbere Ait Ouzzine

Se partir de Marrakech, você pode dirigir pela rota do deserto que liga o Vale do Draa (Tansikht) e Rissani e entrar na região de N’kob e Aït Ouzzine, onde você descobre uma vila berbere local e aproveita o tempo com uma família local. 

A pacífica vila de Ait Ouzzine é habitada por mais de 300 famílias que vivem em kasbahs históricos. Cada família mantém seus próprios campos de trigo, alfafa e henna, poços de água, gado e jardins. 

Durante a sua visita ao Ait Ouzzine Berber Village, você também terá a opção de participar de aulas de culinária sobre como fazer um tajine berbere e aprender a assar pão tradicional da montanha. 

Explorar os campos verdes de Ait Ouzzine e aprender como os berberes usam seus jardins botânicos, gado e plantas de hena são apenas uma dica das experiências únicas que esperam por você.

Interessado em experimentar um tratamento de beleza tradicional marroquino? Leve sua experiência de beleza um passo adiante e participe do banho de perfume berbere: almíscar, âmbar e as especiarias da própria vila são os ingredientes clássicos. 

3. Parque Temático Aquático Oasiria de Marrakech

Marrakech está bem posicionada para passeios de um dia e isso a torna uma cidade favorita para se basear e explorar o Marrocos, no entanto, o verão é quente. 

Fuja do calor da Cidade Vermelha em Oasiria, um parque aquático localizado nos arredores de Marrakech. O Oasiria tem vários tobogãs de diferentes velocidades e comprimentos, perfeitos para crianças e adultos. 

Há também um clube de fitness no local e a primeira parede de escalada aquática da África, onde sua queda é projetada para deixá-lo cair em uma piscina gigante. 

Após o treino, passeie pelo jardim de 10 hectares do Oaseria e explore os pomares de oliveiras e 500 espécies de plantas botânicas e medicinais. 

Para almoçar ou jantar, escolha um dos quatro restaurantes com terraço aberto. Os menus oferecem opções para amigos da família, desde hambúrgueres a pizzas, além de saladas e um tajine diário local.

4. Coastal Bliss & Bird Watch em Oualidia em uma lagoa

Uma excursão recomendada de 2 a 3 dias de Marrakech para famílias em busca de felicidade costeira e observação de pássaros é a lagoa Oualidia. 

Os amantes de pássaros podem esperar para avistar maçaricos, flamingos, maçaricos, tarambolas, Mergulhão-do-mar, Pega-do-mar, Pernilongo-de-asa-preta, Gaivota-de-patas-amarelas, Tarambola-cinzenta, Curle-verde e outras aves migratórias.

Oualidia está localizada entre a cidade litorânea de El Jadida e o porto de pescadores de Safi. A região de Oualidia também é um importante local ecológico e uma excelente escolha para observadores de pássaros sérios ou amantes da natureza. 

A área tem um clima temperado durante todo o ano. A melhor época para observação de pássaros é na primavera ou no verão.

Um bônus adicional de visitar Oualidia no verão é que é um local fora dos roteiros mais conhecidos. 

Os verões não são tão lotados em comparação com outras cidades litorâneas como Essaouira e El Jadida. 

Oualdida oferece um ambiente discreto e relaxante e é um ótimo lugar para relaxar com um livro, caminhar ao longo dos caminhos do penhasco e grutas desertas ou andar de caiaque ao redor da lagoa. 

Fique uma tarde ou passe a noite no hotel boutique 5 estrelas La Sultana Oualidia ou Hippocampe Hotel. Independentemente de você estar na cidade por um dia ou uma noite, não deixe de jantar no Ostrea II, um restaurante de frutos do mar que oferece especialidades da região, ostras, caranguejo e lagosta, além de outras capturas locais do dia.

5. Caminhe pelo vale e desfiladeiro de Dades ou explore de carro

Marrocos é um país com terreno variado. Uma caminhada pelo Dades Valley & Gorge é recomendada para famílias ativas que estão em forma e gostariam de experimentar o terreno rochoso com vistas geológicas espetaculares. 

Uma caminhada pela região do Vale do Dades irá levá-lo através de uma região que possui falésias calcárias com erosões de formas únicas e paisagens soberbas. 

Dependendo da estação, você caminhará por campos férteis, margens de rios e verá vários ksours fortificados. No fundo do desfiladeiro de Boumalne Dadès existem Kasbahs em ruínas e jardins no fundo do vale.

Para as famílias que desejam explorar a região do Vale do Dades de carro, o início é em Ouarzazate. Esta rota levará as famílias por Skoura, um oásis fértil do século XII projetado pelo lmohad Sultan Yacoub el-Mansour. 

É ladeado por imensos palmeirais e oferece excelentes vistas das montanhas do Atlas e paisagens desertas, e você verá Todra Gorge, uma rocha gigantesca famosa pela capacidade de mudar de cor sem luz solar.

De carro, você continuaria passando pelo Vale das Rosas, também conhecido por seu festival anual de rosas. O primeiro festival começou quando os franceses trouxeram a rosa de Damasco. 

Hoje em dia existem fábricas de destilação Capp et Florale estabelecidas na pequena cidade de Kasbah, elas fabricam produtos de Eau de rose para toda a nação. 

Depois das compras, a estrada cênica espera por você. Outros destaques da viagem de carro ao Vale do Desfiladeiro de Dades incluem ver o rio Dades e o rio Imini; eles fluem das montanhas do Alto Atlas em direção ao sudeste para Tagounit e de Tagounit principalmente para o oeste até o Oceano Atlântico. 

Há também pousadas no caminho onde você pode comer e apreciar a vista do desfiladeiro de Dades.

6. Excursão a Ait Ashok, a vila berbere escondida do vale de Ourika

A vila berbere de Ait Ashok é a viagem de um dia perfeita saindo de Marrakech para famílias que procuram caminhadas e piqueniques. Ait Ashok é um dos principais destinos para caminhadas e piqueniques para famílias ativas. 

O Vale Ouirka pode ficar lotado de turistas durante a alta temporada, mas a charmosa vila berbere Ait Ashok é uma jóia secreta onde uma caminhada tranquila pode ser apreciada durante todo o ano. 

Este paraíso secreto oferece vistas inesquecíveis das montanhas do Atlas e de pequenas aldeias agrícolas. 

Os caminhantes podem almoçar com uma família berbere local em um auberge com vistas. Dependendo da época do ano, você verá colheitas de nozes, amêndoas, maçãs e outras frutas.

7. Fabricação de artesanato em Fes: couro, encadernação, design de latão, fabricação de tambores

A cultura souk de Marrocos expandirá sua definição do que significa fazer compras. Todas as cidades imperiais de Marrocos e até aldeias têm souks especializados em alguma coisa. 

Os souks são divididos em bairros e você pode comprar de tudo, desde pele de carneiro, artigos de couro, mantimentos no mercado de alimentos ao ar livre, especiarias exóticas, tapetes, tecidos para fazer suas próprias roupas, óleos essenciais em farmácias e tudo mais; o souk mais famoso fica em Fes, a quarta maior cidade do Marrocos.

Visitantes de todo o mundo vêm para explorar a medina labiríntica de Fes e testemunhar o famoso mercado Dyer’s, o curtume e a Weaver’s Cooperative. Todas as três áreas preservaram os métodos tradicionais de fazer seus artesanatos. 

No mercado do Tintureiro, as famílias podem ver as cubas centenárias que serviram para embeber peles de animais e produzir artigos de luxo. 

O curtume continua a produzir alguns dos melhores trabalhos em couro do Marrocos, e os Tecelões se especializam em fazer os melhores tecidos de seda para Jellabas. 

Compras locais para toda a família podem ser feitas junto com pedidos especiais se você estiver interessado em jaquetas de couro ou outros produtos.

A arte do artesanato marroquino em Fes está à disposição das famílias interessadas em participar de uma oficina. As oficinas de artesanato local oferecem sessões práticas de 4 horas nas quais as crianças podem aprender a gravar couro, encadernação, fazer uma bandeja de latão ou um tambor africano. 

Um exemplo de workshop familiar altamente recomendado é aprender a fazer um diário encadernado em couro. Este tipo de workshop abordará as técnicas de elaboração de seu próprio diário de couro – completo com pontos longos e uma variedade de papéis de Manila! 

O workshop irá guiá-lo através da técnica passo a passo para criar seu próprio diário de couro feito à mão com pontos longos. Os materiais, como couro, linha, papel, entre outros, serão fornecidos no dia da oficina.

8. Fes Festival of Sacred World Music

Há vinte e quatro anos, o Festival de Música Sacra de Fez contribui para manter um diálogo com o sagrado por meio de seu fórum mais famoso e destaque das artes e da música. 

O festival de 10 dias é realizado anualmente no meio do verão e visa reunir estudiosos, artistas, músicos, famílias, marroquinos e visitantes do exterior. 

Com raízes em valores espirituais, o festival serve de âncora para ensinar as pessoas a aprenderem a apreciar as diferentes culturas e a se comunicarem melhor.

Além de chamar a atenção para várias culturas, o Fes Festival tem sido uma ferramenta maravilhosa para aumentar a conscientização sobre a cultura marroquina. 

Durante o dia, os visitantes podem explorar a medina, o souk e as mesquitas de Fes ou participar de seminários ou mesas redondas sobre o tema do festival. À tarde, à noite e à noite, há concertos de artistas que chegam de todos os cantos do globo. 

Esses músicos ajudam a celebrar o espectro musical da música clássica europeia, canções rituais sufi, música transe, ritmos árabe-andaluzes, um coro ortodoxo búlgaro, cantos hindus, música sacra celta, evangelho cristão, coro de câmara sueco, encantamentos qawwali paquistaneses, odes madhi egípcios, saeta cristão de estilo flamenco, antigos cânticos gwalior indianos e dervixes rodopiantes turcos.

Desde a sua criação, este evento tem testemunhado um sucesso crescente. Em 2001, a ONU declarou o Festival como um dos eventos mais destacados que contribuem para o diálogo entre as civilizações.

9. Explore Chefchaouen, a cidade azul do livro de histórias

Explorar o Marrocos em uma aventura familiar não estaria completo sem visitar o Storybook Blue City Chefchaouen. Situado no ponto mais ao norte de Marrocos, Chefchaouen fica entre Tetouan e as montanhas Rif. 

Chefchaouen é famosa por suas casas pintadas de azul e queijo de cabra local. Historicamente, a antiga população da cidade era judia. 

Após a Reconquista espanhola da época medieval, muitos judeus buscaram refúgio nesta cidade montanhosa. 

Chefchaouen também foi usada como fortaleza por Moulay Ali Ben Moussa Ben Rached El Alami para combater os invasores portugueses que entravam em Marrocos pelo norte em 1920; os espanhóis tomaram Chefchaouen para fazer parte do Marrocos espanhol. 

As famílias interessadas na história espanhola vão gostar de aprender sobre a conexão da Andaluzia com esta parte do Marrocos.

Além da charmosa arquitetura de Chefchaouen, a cidade é ideal para uma caminhada discreta, para relaxar e ler um livro e comprar artesanato nativo exclusivo desta cidade do norte do Marrocos. 

Chefchaouen oferece uma boa variedade de itens tecidos localmente, como cobertores de lã feitos com as cores regionais de vermelho, branco e azul. 

Você também pode encontrar artesãos locais que vendem móveis pintados à mão, cerâmica local feita com terracota e joias antigas. O nome de Chefvhaouen significa “olhar para os chifres”, referindo-se às formas dos cumes das montanhas que se erguem sobre a cidade e se parecem com os dois chifres (chaoua) de uma cabra. 

Não surpreendentemente, as cabras são abundantes nesta área e o queijo nativo de Chefchaouen é considerado um dos mais saborosos de todo o Marrocos.

Rolar para cima